sábado, 13 de fevereiro de 2021

TEXTOS ORAIS OU ESCRITOS DE NATUREZA DIDÁCTICA OU CIENTÍFICA



O QUE É?

É um tipo de texto que tem por objectivo principal a transmissão de conhecimentos a cerca de uma dada realidade, isto é, fazer-saber ou fazer-conhecer (fazer-perceber).

O texto visa a transformação do estado cognitivo dos sujeitos aos quais se destina, informando-os de forma clara, objectiva, coesa e coerente sobre um assunto ou problema de que se supõe eles serem detentores de um saber insatisfatório.

É próprio de um texto expositivo apresentar uma questão, situação ou problema de modo a que os destinatários obtenham um conhecimento, tanto quanto possível. Completo sobre o que explana.

 

ESTRUTURA

1.    Colocar a questão:  apresentar a questão ou o problema existente, ou que se pretende estudar, a sua caracterização ou delimitação, a sua contextualização no espaço e no tempo.

2.     Desenvolver a questão: apresentação dos dados numa cadeia de interligações lógicas concretizando o que foi anunciado na introdução.

3.    Concluir: síntese do anteriormente referido. Em algumas circunstâncias pode não ocorrer a conclusão, como acontece num projecto de investigação.

 

FUNÇÕES DE LINGUAGEM

1. Referencial (aquela que se usa para transmitir informações novas);

2. Metalinguística (usada em segmentos que visam explicar ou esclarecer o sentido de uma noção ou expressão anterior).

 

ORGANIZAÇÃO DISCURSIVA

  1. Enunciados Expositivos: contendo as informações com as quais o autor do texto pretende fazer saber, ou seja, transmitir os novos saberes;
  2. Enunciados Explicativos: com os segmentos explicativos visando fazer compreender o que se transmite;
  3. Enunciados Baliza: com a finalidade de marcar as articulações do discurso, isto é, anunciar o que vai ser dito; resumir o que se disse, ou seja, estabelecer os nexos de ligação entre as diversas partes do texto.


CARACTERÍSTICAS LINGUÍSTICAS

  • O uso do presente do indicativo com o valor gnómico (atemporal), uma vez que se refere a factos que são tidos como verdadeiros por parte de quem os anuncia, portanto, uma verdade que perdura independentemente do tempo em que ela é dita.
  • Emprego da construção passiva como uma estratégia de impessoalizar o discurso científico. Sendo o texto científico objectivo o sujeito deve estar afastado do seu discurso e isso consegue-se com o recurso à passiva. O texto científico é monológico.
  • As nominalizações são usadas para condensar o que foi dito e assegurar a progressão do texto.
  • Não se usam os adjectivos valorativos, a não ser que eles sejam necessariamente exigidos pelo discurso.
  •  As expressões explicativas permitem ao emissor tornar mais clara a sua comunicação e orientam a compreensão do leitor.
  •  Os conectores discursivos são os elementos que vão assegurar as relações entre as diversas partes do texto. No texto Expositivo – Explicativo, os conectores são usados com frequência e são de natureza lógica. Eles marcam laços de adição, oposições, laços de consecução ou de causalidade.
  • No que diz respeito ao vocabulário, recorre-se a um vocabulário especializado. Isto quer dizer que se um texto é do ramo de biologia, por exemplo, irá recorrer a expressões da linguagem técnica que um biólogo deve dominar. Um gestor ou administrador de uma determinada empresa ou instituição, também deve possuir e dominar um vocabulário próprio da área que ele administra. O mesmo poder-se-ia dizer relativamente às outras áreas do saber.

Fonte:

http://tondinho.blogspot.com/2010/04/o-texto-expositivo-explicativo.html

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