O QUE É?
É um
tipo de texto que tem por objectivo principal a transmissão de conhecimentos a
cerca de uma dada realidade, isto é, fazer-saber ou fazer-conhecer
(fazer-perceber).
O
texto visa a transformação do estado cognitivo dos sujeitos aos quais se
destina, informando-os de forma clara, objectiva, coesa e coerente sobre um
assunto ou problema de que se supõe eles serem detentores de um saber
insatisfatório.
É
próprio de um texto expositivo apresentar uma questão, situação ou problema de
modo a que os destinatários obtenham um conhecimento, tanto quanto possível.
Completo sobre o que explana.
ESTRUTURA
1.
Colocar
a questão: apresentar
a questão ou o problema existente, ou que se pretende estudar, a sua
caracterização ou delimitação, a sua contextualização no espaço e no tempo.
2.
Desenvolver a questão: apresentação
dos dados numa cadeia de interligações lógicas concretizando o que foi
anunciado na introdução.
3. Concluir: síntese
do anteriormente referido. Em algumas circunstâncias pode não ocorrer a
conclusão, como acontece num projecto de investigação.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM
1.
Referencial (aquela que se usa para transmitir informações novas);
2.
Metalinguística (usada em segmentos que visam explicar ou esclarecer o sentido
de uma noção ou expressão anterior).
ORGANIZAÇÃO DISCURSIVA
- Enunciados
Expositivos: contendo as informações com as quais o autor do texto
pretende fazer saber, ou seja, transmitir os novos saberes;
- Enunciados
Explicativos: com os segmentos explicativos visando fazer compreender o
que se transmite;
- Enunciados Baliza: com a finalidade de marcar as articulações do discurso, isto é, anunciar o que vai ser dito; resumir o que se disse, ou seja, estabelecer os nexos de ligação entre as diversas partes do texto.
CARACTERÍSTICAS LINGUÍSTICAS
- O
uso do presente do indicativo com o valor gnómico (atemporal), uma vez que
se refere a factos que são tidos como verdadeiros por parte de quem os
anuncia, portanto, uma verdade que perdura independentemente do tempo em
que ela é dita.
- Emprego
da construção passiva como uma estratégia de impessoalizar o discurso
científico. Sendo o texto científico objectivo o sujeito deve estar afastado
do seu discurso e isso consegue-se com o recurso à passiva. O texto
científico é monológico.
- As
nominalizações são usadas para condensar o que foi dito e assegurar a
progressão do texto.
- Não
se usam os adjectivos valorativos, a não ser que eles sejam necessariamente
exigidos pelo discurso.
- As expressões explicativas permitem ao
emissor tornar mais clara a sua comunicação e orientam a compreensão do
leitor.
- Os conectores discursivos são os
elementos que vão assegurar as relações entre as diversas partes do texto.
No texto Expositivo – Explicativo, os conectores são usados com frequência
e são de natureza lógica. Eles marcam laços de adição, oposições, laços de
consecução ou de causalidade.
- No
que diz respeito ao vocabulário, recorre-se a um vocabulário
especializado. Isto quer dizer que se um texto é do ramo de biologia, por
exemplo, irá recorrer a expressões da linguagem técnica que um biólogo
deve dominar. Um gestor ou administrador de uma determinada empresa ou
instituição, também deve possuir e dominar um vocabulário próprio da área
que ele administra. O mesmo poder-se-ia dizer relativamente às outras
áreas do saber.
Fonte:
http://tondinho.blogspot.com/2010/04/o-texto-expositivo-explicativo.html

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